Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube

História d'O Comércio de Guimarães

Nascido a 15 de Maio de 1884, O Comércio de Guimarães, surgiu nas bancas de Guimarães para dar voz à actividade dominante da época. Com a indústria a dar ainda os primeiros passos na região, a actividade comercial dominava a economia vimaranense e foi para posicionar-se ao lado dessa meritória actividade e das gentes de Guimarães que António Joaquim de Azevedo Machado fundou este centenário jornal.

Com fases prósperas e outras de menor prosperidade, a verdade é que O Comércio de Guimarães atravessou duas gerações da família do fundador, longa parte desse tempo como bi-semanário.

Na segunda metade deste século, quando a modernização tecnológica passou a ditar regras e até a organização das empresas de comunicação social deixou de compatibilizar-se com explorações do tipo familiar, este jornal entrou em crise de sobrevivência até à suspensão, em Dezembro de 1985.

Em Maio de 1986, por iniciativa da Santiago - Sociedade de Cultura e Turismo, Lda., que adquiriu a empresa detentora do título, a publicação voltou a editar-se com periodicidade quinzenal.

Em 1989 passaria a editar-se semanalmente e, desde então até ao presente, não mais deixou de desenvolver-se, integrado num projecto verdadeiramente profissional em que se tornou a sociedade que suporta o título - Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, SA., a qual se desenvolveu em muitas outras vertentes, nomeadamente, com a aquisição do Desportivo de Guimarães, o departamento da Rádio Santiago, departamento de brindes, departamento de espectáculos e guimaraesdigital.com.

Desde 2004 que os estudos da Marktest colocam O Comércio de Guimarães como o jornal mais lido em Guimarães com folgadíssima margem sobre os restantes.

O Comércio de Guimarães

Rádio Santiago em Direto

As nossas publicações

Artigo de Opinião

Cantinho do Puff
Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com