Curtas
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube

História d'O Comércio de Guimarães

Nascido a 15 de Maio de 1884, O Comércio de Guimarães, surgiu nas bancas de Guimarães para dar voz à actividade dominante da época. Com a indústria a dar ainda os primeiros passos na região, a actividade comercial dominava a economia vimaranense e foi para posicionar-se ao lado dessa meritória actividade e das gentes de Guimarães que António Joaquim de Azevedo Machado fundou este centenário jornal.

Com fases prósperas e outras de menor prosperidade, a verdade é que O Comércio de Guimarães atravessou duas gerações da família do fundador, longa parte desse tempo como bi-semanário.

Na segunda metade deste século, quando a modernização tecnológica passou a ditar regras e até a organização das empresas de comunicação social deixou de compatibilizar-se com explorações do tipo familiar, este jornal entrou em crise de sobrevivência até à suspensão, em Dezembro de 1985.

Em Maio de 1986, por iniciativa da Santiago - Sociedade de Cultura e Turismo, Lda., que adquiriu a empresa detentora do título, a publicação voltou a editar-se com periodicidade quinzenal.

Em 1989 passaria a editar-se semanalmente e, desde então até ao presente, não mais deixou de desenvolver-se, integrado num projecto verdadeiramente profissional em que se tornou a sociedade que suporta o título - Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, SA., a qual se desenvolveu em muitas outras vertentes, nomeadamente, com a aquisição do Desportivo de Guimarães, o departamento da Rádio Santiago, departamento de brindes, departamento de espectáculos e guimaraesdigital.com.

Desde 2004 que os estudos da Marktest colocam O Comércio de Guimarães como o jornal mais lido em Guimarães com folgadíssima margem sobre os restantes.

O Comércio de Guimarães

Rádio Santiago em Direto

As nossas publicações

Artigo de Opinião

Cantinho do Puff
Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com