Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube

História do Desportivo de Guimarães

Fundado em 1992 por um grupo de jornalistas locais, com a participação e o apoio de vários empresários, o Desportivo de Guimarães foi muito bem aceite no Concelho e, desde logo, viria a liderar o ranking de vendas nos quiosques de Guimarães, não só no que concerne aos jornais locais, mas também em relação a todas as publicações nacionais.

Com o aparecimento do semanário Desportivo de Guimarães, os clubes e atletas amadores ganharam outra projecção e, indiscutivelmente, resultou daí uma assinalável revitalização das várias modalidades que em inúmeras localidades do Concelho são praticadas.

Estavam praticamente adquiridos todos os pressupostos equacionados pelos seus fundadores para a implementação do projecto. Apenas um pormenor decisivo não havia sido totalmente ponderado: um projecto destes, à escala concelhia e apesar do seu sucesso relativo, dificilmente poderia sobreviver economicamente. Trata-se de um projecto com custos elevados de edição, execução e distribuição, até pelo facto de exigir a mobilização de muita gente, e que não encontra a necessária contrapartida no mercado publicitário. Por outro lado, como se trata de uma publicação de conteúdo não generalista, também não beneficia do porte pago para expedição através dos CTT, nem de qualquer subsídio ou ajuda do Estado.

A única saída para a preservação deste jovem semanário seria fazê-lo integrar-se num projecto de comunicação social mais alargado.

E foi isso que aconteceu em 1994, ano em que a Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, SA., já detentora de O Comércio de Guimarães e da Rádio Santiago, decidiu adquirir o título Desportivo de Guimarães, integrando na empresa o quadro de funcionários e colaboradores.

Desde logo, o Desportivo de Guimarães que, até então, se publicava à quarta-feira passou a publicar-se à terça-feira, beneficiando também das sinergias da empresa que lhe proporcionaram uma inequívoca valorização de conteúdo.

Agora, nem mesmo a concorrência entretanto nascida com a passagem dos grandes jornais desportivos nacionais a diários consegue ameaçar a existência deste já consagrado semanário desportivo.

Para assinar o Desportivo de Guimarães, basta enviar uma carta manifestando esse desejo para:

Desportivo de Guimarães,
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães

Desportivo de Guimarães

Rádio Santiago em Direto

As nossas publicações

Artigo de Opinião

Cantinho do Puff
Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com