Curtas
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube

História de um grupo de sucesso

Tudo terá começado em 15 de Maio de 1884

Nesse dia saía p'rás bancas a primeira edição do jornal O Comércio de Guimarães. Na sua longa vida, este consagrado semanário vimaranense, conheceu momentos de glórias e também as agruras das crises. O certo é que conseguiu ser uma presença assídua nas bancas em três séculos da História de Guimarães. E seria em 1986 que, devido a uma atitude meritória de um punhado de vimaranenses de quatro costados, O Comércio de Guimarães deixava de ser pertença de uma família para conhecer uma nova e decisiva etapa da sua vida. Sim, tendo deixado de se publicar em Dezembro de 1985 por evidente inviabilidade económica, o centenário jornal foi salvo do apagamento total e definitivo pela Santiago - Sociedade de Cultura e Turismo, Lda., que lhe proporcionou os meios necessários à viabilização económica. Aliás, pouco tempo depois, com a aquisição da Rádio Santiago e respectiva atribuição do alvará desta, a partir da própria Empresa Gráfica do jornal O Comércio de Guimarães, Lda., que mais tarde passaria a sociedade anónima, começava a desenvolver-se um grupo de comunicação social, agora conhecido por Grupo Santiago, designação que reflecte a força da Rádio Santiago no conjunto dos vários órgãos de comunicação social do Grupo.

À Rádio Santiago seguir-se-ia a aquisição do Desportivo de Guimarães e, mais tarde, a criação do primeiro jornal digital da região, o Guimarães Digital.

Para trás foi ficando a experiência de uma televisão local que funcionou com grande receptividade durante muito tempo. Contudo, não obstante a impossibilidade legal de prosseguir o projecto, a administração da empresa não deixa de ter a ambição de o retomar logo que legalmente seja possível e com perspectivas de viabilidade económica.

Para poder abrigar a realidade actual da empresa e dar corpo à realização dos sonhos, a empresa abalançou-se na edificação de amplas instalações próprias, bem localizadas no centro da Cidade.

Cada dia que passa é mais um dia de história desta empresa dinâmica que representa um dos mais bem sucedidos projectos na área dos serviços em toda a região, que veio perspectivar um futuro profissional digno para várias dezenas de jovens.

Os estudos de audiência elaborados pela Marktest têm, sucessivamente, demonstrado a liderança da Rádio Santiago e d’O Comércio de Guimarães. Só o Desportivo de Guimarães não tem outro semanário desportivo local para podermos fazer comparação, mas, pela sua forte aceitação e crescimento, estamos certos de que se tivesse congéneres sério o líder.

Grupo Santiago

Rádio Santiago em Direto

As nossas publicações

Artigo de Opinião

Cantinho do Puff
Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com