Vimaranense Paulo Novais liderou equipa galardoada com o IBM Award of Scientific Excellence

Uma equipa de investigação liderada pelo cientista vimaranense Paulo Novais, foi galardoada numa conferência Internacional com o IBM Award of Scientific Excellence.

Paulo Novais, vimaranense natural de São Torcato e docente da Universidade do Minho, lidera a equipa de investigação internacional que foi galardoada com o prémio para a melhor demonstração prática, na conceituada conferência Internacional PAAMS 2017 (15th International Conference on Practical Applications of Agents and Multi-Agent Systems), que decorreu no Porto.
Este importante evento reuniu cerca de 300 especialistas internacionais que discutiram temas relacionados com a Inteligência Artificial.

O prémio conquistado é o resultado do trabalho de anos realizado no âmbito de um projecto internacional constituído por investigadores da Universitat Politècnica de València, de Espanha, (Jaime Rincon e Vicente Julian e Carlos Carrascosa) e da Universidade do Minho/ALGORITMI centre (Ângelo Costa e Paulo Novais).

O projecto aborda a utilização de robôs na interacção com humanos, tendo como ponto de partida a detecção de emoções e a sua interpretação por sistemas computacionais.
O resultado da monitorização? de emoções é usado de uma forma inovadora em que se pretende identificar um, ou vários, estados emocionais de um grupo de pessoas e como esses estados se propagam ao longo do tempo e naturalmente influenciar essa propagação.

Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email