Peregrinação à Penha realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo a tradicional peregrinação anual à Penha.

Trata-se de uma tradição de grande fervor dos cristãos de Guimarães e da região que sobem à montanha de Santa Catarina anualmente, de forma religiosa, há 124 anos.

As cerimónias religiosas começam às 8h00, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direcção ao templo dos Santos Passos, onde terá lugar a tradicional concentração de fiéis e a bênção dos peregrinos. Logo depois, inicia-se a caminhada em direção à Rua Dr. José Sampaio, seguindo pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada está prevista para as 11h00, seguida da celebração eucarística que será presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga.
Este ano, a peregrinação à Penha assinalará os 70 anos de inauguração do Santuário, obra de referência da autoria do arquitecto Marques da Silva.

Da parte da tarde a montanha anima-se com um espectáculo musical que encerra a edição deste ano da iniciativa «Verão é na Penha».

Verão é na Penha, termina na tarde deste domingo com a actuação dos Bombeiros - Conjunto de Música Portuguesa e do Rancho Folclórico de Fermentões.

Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email