Sala de Cirurgia para Esterilizações vai ser inaugurada no Canil/Gatil de Guimarães

A Sala de Cirurgia para Esterilizações no Centro de Recolha Oficial - Canil/Gatil de Guimarães vai ser inaugurada no próximo dia 20, às 16h00.

Na última reunião do Executivo, foi aprovado por unanimidade o novo Regulamento do CRO. O documento contempla a adopção de um conjunto de medidas no sentido de se adaptar às exigências decorrentes da lei vigente, abrangendo a promoção de acções de reforço de bem-estar animal. 

"O nosso espaço é um centro oficial de recolha de animais que está devidamente licenciado", insistiu a Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, ao revelar que o Município investiu na melhoria dos serviços, dotando o CRO de mais recursos.
"O novo Regulamento resulta de uma auscultação feita junto de quem entendeu dar o seu contributo", continuou Sofia Ferreira. "É um regulamento participado, em que ouvimos vários intervenientes e estamos conscientes que cumpre a lei e vai dar um enorme contributo para que possamos vir a intensificar ainda mais as actividades a dinamizar no âmbito do CRO", referiu.

A Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente salientou que "o novo regulamento permite a abertura a parcerias com um conjunto de instituições e também ao nível do voluntariado". "Temos o objectivo de criar melhores condições e facilitar o envolvimento das instituições com intervenção nesta área que num espírito de verdadeira parceria contribuam para que seja possível atingirmos os nossos objectivos. 

"Dentro desta estratégia municipal de promoção de adopção e bem-estar animal", acrescentou Sofia Ferreira, o Município está a implementar o programa CED - Captura, Esterilização e Devolução de gatídeos, de forma a controlar colónias de gatos existentes em Guimarães". "Prevemos que após a aprovação do novo Regulamento seja possível criar parcerias com instituições para reforçarmos a nossa intervenção nesta área", admitiu, ao realçar que o CRO sofreu obras que permitiram a melhoria dos serviços, num investimento que privilegiou também a aquisição de equipamentos "para criar a sala de cirurgias". "Durante este mês estão criadas as condições técnicas para que seja possível no CRO proceder-se à realização de intervenções e esterilizações, iniciativa que está programada para este mês", sublinhou a responsável, ao frisar que "o novo Regulamento vem ao encontro desta estratégia que tem como objectivo geral garantir a melhoria das condições de bem-estar animal". "Estamos fortemente convictos de que estão criadas as condições para evoluirmos positivamente nesta área", anotou.

Fazendo questão de destacar a importância dos animais de estimação no contexto familiar, Sofia Ferreira assume que o Município "tem de acompanhar a evolução da sociedade". "O animal de companhia tem vindo a ocupar uma função cada vez mais importante junto das pessoas e há uma melhor consciencialização na forma de tratamento e acolhimento dos animais", disse, ao realçar que o novo Regulamento permitirá o aprofundamento da discussão e reflexão sobre esta área, estando prevista a implementação de campanhas de sensibilização. "É fundamental que o trabalho material que está em curso e a ser desenvolvido seja acompanhado de acções de sensibilização e consciencialização junto da população". "É uma área a reforçar, bem como as iniciativas que já existem e estão no terreno, nomeadamente o recurso e utilização dos novos meios de comunicação para a divulgação das responsabilidades junto de quem tem animais de companhia", indicou, ao exemplificar que "quem tem um cão tem de fazer o registo na Junta de Freguesia da área de residência, ter a vacinação em dia". 

O Centro de Recolha Oficial tem como objectivo primordial minimizar o sofrimento dos animais de estimação que se encontram abandonados no município de Guimarães, garantindo a saúde animal.  Esta missão é complementada com a necessidade de desenvolver acções e usar de todos os meios ao seu alcance para tentar arranjar um novo detentor responsável pelo seu bem-estar.

Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email