Construção de ETAR's adjudicada este mês

A Águas do Ave vai adjudicar ainda este mês as obras de construção de três novas Estações de Tratamento de Águas Residuais. Trata-se de um passo fundamental para o tratamento dos esgotos domésticos, produzidos em oito municípios. O responsável da Águas do Ave reconhece que o projecto tem registado atrasos. Segundo Martins Soares, “os atrasos são condizentes com a dimensão da empreitada”, verificando-se ao nível das expropriações dos terrenos e dos estudos de impacte ambiental das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’S).
Brevemente, anunciou, um representante do Governo irá deslocar-se ao Vale do Ave para presidir à cerimónia de assinatura das ETAR’s “e tudo o que tínhamos planeado executar até 2008 ficará adjudicado”. Trata-se do projecto Serzedelo II e Lordelo, no município de Guimarães, e Agra.
“Deste investimento de 150 milhões de euros”, acrescentou, “mais de 30 por cento corresponde ao território de Guimarães”. Por isso, continuou, “é natural que esta sendo a peça mais importante do investimento a efectuar também é aquela que é mais afectada pela falta desse investimento”. Martins Soares lembrou que as infra-estruturas ficarão situadas em terrenos que estavam afectados pela Reserva Ecológica e Reserva Agrícola Nacional, obrigando a autorizações ministeriais para a sua desafectação e negociações com os proprietários.


terça, 03 outubro 2006 13:08 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir