Vimaranenses separaram cinco mil toneladas de lixo

Tem aumentado o lixo depositado nos contentores de recolha selectiva espalhados pelo Concelho, mas os valores continuam aquém das expectativas. Em 2006, foram recolhidas 4 mil 459 toneladas de resíduos depositados nos ecopontos. Os dados revelam uma crescente adesão dos vimaranenses à deposição selectiva dos resíduos, precedida de uma triagem. “São números muito expressivos da mudança de comportamentos”, congratulou-se o Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, ao revelar os resultados conseguidos ao longo de 2006.
No total, frisou, “conseguimos recolher 4 mil 459 toneladas de resíduos para reciclagem, o que significa um aumento exponencial quando os valores são comparados com os registados há cerca de cinco anos”. Armindo Costa e Silva realçou que o vidro destaca-se relativamente aos outros materiais abrangidos no programa da recolha selectiva. “Entre 2001 e 2006, tivemos um aumento de 76 por cento na recolha do vidro, ao nível das embalagens o acréscimo atingiu os 641 por cento, enquanto que a recolha de papel e cartão aumentou 401 por cento”, manifestou o responsável, enaltecendo a sensibilização demonstrada pelos cidadãos na separação do lixo doméstico.
No seu entender, os resultados conseguidos no ano 2006 atestam “o empenhamento da Autarquia na instalação de ecopontos, procurando a criação de uma maior proximidade entre esses locais e as zonas habitacionais, mas sobretudo uma adesão crescente e uma maior consciencialização dos cidadãos para as questões ambientais”. “Nota-se que há uma sensibilização das pessoas para a importância da reciclagem, podendo o seu comportamento marcar a diferença no processo de valorização dos resíduos”, acrescentou.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email