Câmara assume objectivo de despoluir o Rio Ave

A Câmara de Guimarães quer o Rio Ave despoluído.

O objectivo foi assumido pelo Presidente da Câmara no final de uma reunião para a qual convocou o Administrador da Agência Portuguesa do Ambiente do Norte, o Comandante Territorial do Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal, o SEPNA da GNR e a Vimágua.
Domingos Bragança sublinhou que a reunião foi convocada dada a gravidade da situação e tendo como objectivo a candidatura a Capital Verde Europeia.

O Presidente da Câmara quer que o projecto de despoluição do Rio Ave esteja no terreno o mais rapidamente possível, com a implementação de um plano de acção que envolve as diversas entidades e coordenado pelo Município.

De acordo com o SEPNA da GNR os focos poluidores estão identificados, a fiscalização e a emissão de autos de contraordenação são permanentes, mas o Administrador da Agência Portuguesa do Ambiente do Norte, diz que os processos são de tramitação difícil, tal como a prova do crime.

Mesmo com as dificuldades assumidas pelas entidades a quem compete fiscalizar e autuar os prevaricadores, a Câmara Municipal assume que o Rio Ave vai ser despoluído.

A próxima reunião está marcada para 9 de Fevereiro e contará também com representantes do Ministério da Agricultura, ASAE, Resinorte, Águas do Noroeste e SEPNA da GNR da Póvoa de Lanhoso.

segunda, 19 janeiro 2015 17:28 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir