Construção de bacias de retenção cria nova área de lazer nas Hortas

Está a nascer uma nova área de lazer na Cidade de Guimarães. As obras de regularização da ribeira de Couros, com a construção de bacias de retenção, vão estender o Parque da Cidade até à zona das Hortas. A primeira fase da intervenção deverá ficar concluída até à Páscoa.

“Pretende-se continuar a regularizar a ribeira de Couros, criando áreas capazes de permitir a retenção do seu caudal em caso de intempérie e posteriormente descarregafo de forma controlada”, esclareceu o Director do Departamento de Obras Municipais, Joaquim Carvalho, indicando que as obras envolvem duas intervenções distintas, em função das características do terreno, estando articualads com a bacia de retenção criada no Parque da Cidade.
“A montante do edifício habitacional existente no Parque das Hortas, aproveitando o espaço do campo que confronta com a via de acesso à antiga Fábrica Campeão Português está a decorrer a obra que vai permitir a criação de uma bacia. O terreno está a ser modelado no sentido de criar a capacidade de armazenamento de um considerável volume de água. Está a ser executado um muro de contenção, uma obra de arte tipo barragem, com três comportas, e em alguns locais com cinco metros de altura, fazendo com que a bacia possa inundar, sendo a área tratada em termos paisagísticos para ser fruída pela população”, explicou.

Desta forma, aquele espaço vai ter uma configuração em plataformas, acompanhando o declive do terreno, onde será possível fazer um pique-nique ou jogar à bola e, caso o caudal da ribeira aumente, poderá transformar-se numa barragem, com comportas e capacidade de retenção de água.
Para além desta obra apontada como “a mais complexa pelas soluções de engenharia envolvidas”, a intervenção no Parque das Hortas centra-se também na zona adjacente ao parque de estacionamento onde a bacia de retenção está quase concluída, sendo visível o ajardinamento das margens da ribeira de Couros.
O Director do Departamento de Obras Municipais elucidou que a obra de engenharia tem características diferentes, dado que já não dispõe do sistema de comportas que será implementado na bacia a montante. 


sexta, 27 fevereiro 2015 09:44 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir