Câmara de Guimarães quer eliminar poluição nos rios até 2020

A Câmara Municipal de Guimarães quer eliminar todos os pontos negros existentes nos cursos dos rios que atravessam o território concelhio.

Em declarações à comunicação social, o Presidente da Câmara assumiu que esse é um combate estratégico. "Em 2017 espero que já estejam corrigidos muitos dos pontos frágeis que temos actualmente", referiu Domingos Bragança para quem a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2020, "é um compromisso com a Europa de que seremos fortes em aspectos que somos frágeis". 

O Presidente da Câmara falava no final da última reunião do Executivo Municipal em que a poluição dos rios foi tema dominante e na qual o vereador do PSD, André Coelho Lima, disse que o recente caso de poluição no Rio Selho, em Creixomil, deve ter "consequências políticas". O representante do PSD disse que se fosse Presidente da Câmara o caso poderia levar à "demissão" do responsável máximo da Vimágua, "pela mensagem negativa que passa para a população e sobretudo pela perda de legitimidade da Câmara" nesta matéria.

O Presidente da Câmara reagiu sublinhando que André Coelho Lima "não gosta do Presidente da Vimágua". "A Vimágua está a fazer um trabalho excepcional", acrescentou na certeza de que "há pontos negros" nos rios que atravessam o Concelho, sendo que "muitos deles dizem respeito a contactos das rede de águas pluviais com a rede de saneamento".

Domingos Bragança diz que há outras situações por resolver para além da Ponte do Seguro, em Creixomil, nomeadamente na Ribeira da Canhota, nas Taipas, em Couros e Selho, acreditando  que serão eliminados com o plano de intervenção definido pela Câmara em colaboração com diversas entidades e a ajuda dos cidadãos.

O tema poluição dos rios foi suscitado pelo vereador da CDU. Torcato Ribeiro lamentou que no caso registado nas águas do Ave haja empresas que enviam para o rio os seus efluentes "evitando o pagamento a taxa de tratamento, sabendo o objectivo do Município que pretende ser Capital Verde Europeia". Já em relação à poluição ao caso do Rio Selho, o Vereador da CDU acredita que após a visibilidade pública dada ao assunto, a situação seja "finalmente resolvida".


quarta, 18 novembro 2015 08:54 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir