Primeira conferência internacional «Sustentabilidade no Desporto»

Guimarães vai receber esta sexta-feira a primeira conferência internacional «Sustentabilidade no Desporto», numa organização tripartida entre a Câmara Municipal de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e a APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão do Desporto.

Depois de ter sido Cidade Europeia do Desporto em 2013, a primeira do país, Guimarães almeja agora tornar-se Capital Verde Europeia em 2020. É nesse âmbito que organiza esta conferência internacional, integrada no Ciclo de Conferências “Guimarães Mais Verde”, que pretende mostrar bons exemplos de sustentabilidade ambiental na atividade desportiva e cuja iniciativa contará com a presença de Nymand Christensen, da Comissão Europeia.

Luís Silva, da Blue Rock Sports & Entertainment, empresa parceira da FIFA e da UEFA na organização dos Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, também estará presente no auditório do Laboratório da Paisagem para falar sobre a “Sustentabilidade de Arenas – Tendências e Desafios”. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Guimarães, como promotor da prática desportiva, será ainda alvo de análise, por Paula Teles.

A Academia de Ginástica de Guimarães, que será inaugurada no próximo mês de junho e que se tornará um exemplo do ponto de vista ambiental, ao ser construída com materiais inovadores e um grau de eficiência energética exemplar, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel, será também um dos destaques numa apresentação que ficará a cargo de Joaquim Carvalho, Diretor do Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Guimarães.

Algumas boas práticas neste âmbito serão igualmente destacadas, nomeadamente o projeto piloto de “Sustentabilidade no Desporto em Guimarães”, da responsabilidade do Laboratório da Paisagem de Guimarães. Também o exemplo de sustentabilidade ambiental do FC Porto merecerá igualmente reflexão, com a presença de uma responsável do clube portuense.

A conferência terminará com a apresentação do livro “Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto”, de Francisco Ferreira. 

A sessão de abertura está marcada para as 9h30.

sexta, 07 abril 2017 10:08 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir