António Costa elogia «excelente exemplo» da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia

O Primeiro Ministro e Secretário-Geral do PS, António Costa, elogiou o exemplo de Guimarães e o programa de acção que está a ser desenvolvido para a apresentação da candidatura a Capital Verde Europeia em 2020.

Numa entrevista que é publicada no sítio da internet do PS de Guimarães, António Costa faz uma análise dos projectos implementados em Guimarães, dizendo: "Guimarães sabe trazer para o berço da Portugalidade a universalidade da cultura europeia, dando a conhecer muitos projetos, fazendo também da sua cidade e do seu concelho o berço da dinâmica de novas ideias. Depositária da nossa história, é um exemplo admirável em todo o país. Tem a ambição de, agora em 2020, voltar a ser uma Capital Europeia".

Para o Primeiro Ministro, "esta é uma ambição da maior importância. Se há grandes desafios que a Humanidade vai enfrentar ao longo deste século, o mais decisivo de todos, porque tem a ver com a sobrevivência da própria espécie, está relacionado com as alterações climáticas. Ganhar ou perder este desafio passa pela nova actuação dos governos das cidades".

Na mesma entrevista, António Costa acrescenta: "Guimarães candidatar-se a Capital Verde Europeia é um excelente exemplo. Este projeto europeu comum pode e deve ser partilhado por todos: pelos países, pelas cidades, pelas empresas e pelos cidadãos. Este novo paradigma de vida, como diz o Domingos Bragança, implica o envolvimento de todos nós". Aliás, o Secretário Geral do PS saúda o Presidente da Câmara "por saber interpretar particularmente bem aquilo que é hoje ser autarca".

"Tive oito anos a experiência de Presidente de Câmara e sei bem que a primeira missão de um Presidente é preocupar-se com os buracos da calçada, o candeeiro que tem a lâmpada fundida, as árvores que são necessárias podar, essa, é a primeira preocupação. Mas, hoje, um Presidente de Câmara não pode ser só o curador da qualidade da pequena obra do espaço público. Hoje, o Município tem de ser o representante catalisador de um desenvolvimento integrado de uma região", refere, considerando que "uma cidade como Guimarães, que deu ao país aquilo que o país é, tem de ter a ambição de se afirmar à escala europeia, tal como se afirmou como Capital Europeia da Cultura".

 

quinta, 08 junho 2017 20:07 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir