Estudantes de Guimarães debatem problemáticas ambientais no Eco Parlamento

Teve início esta terça-feira a terceira edição do Eco Parlamento.
A iniciativa realizada no âmbito do programa ambiental PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães, é organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem

Na abertura dos trabalhos, a vice-presidente da Câmara e Vereadora da Educação, Adelina Pinto, sublinhou a importância de serem os mais novos a trazer para o debate as questões ambientais, desígnio que Guimarães abraçou com candidatura a Capital Verde Europeia 2020. Reforçou a importância dos mais novos e da Educação para a mudança de mentalidades e a assumpção da centralidade das questões ambientais.

O tema da edição deste ano é a «Agenda 2030 da ONU - Objectivos do Desenvolvimento Sustentável», estando a debate as seguintes propostas: «Gastar menos água. Porquê?» (Agrupamento de Escolas de Abação); «Sala de aula sustentável» (Agrupamento de Escolas Fernando Távora); «Reflorestar zonas ardidas» (Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda); «Proteger a Água é proteger a Vida» (Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar); «Carbycar« (Agrupamento de Escolas Santos Simões); «As aves da nossa floresta« (Agrupamento de Escolas Virgínia Moura) e «Move-te sem pegada!» (Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques).

Cada um dos sete Agrupamentos participantes seleccionou para o trabalho um dos 17 objectivos globais, passando por identificar desafios ambientais em Guimarães e procurar soluções sustentadas.

As propostas mereceram já uma primeira votação por parte dos alunos participantes que pesará 10% na votação final, sendo igualmente analisadas por um júri externo.

quarta, 07 março 2018 16:56 em Ambiente

Marcações: eco parlamento, pegadas, Laboratório da Paisagem

Imprimir