Dia Mundial da Árvore comemorado com plantações de árvores autóctones

O Dia Mundial da Árvore comemora-se esta quarta-feira. No âmbito do projeto “Guimarães mais Floresta”, a efeméride será assinalada com a plantação de cerca de duas centenas de árvores, em vários locais de Guimarães.

Esta iniciativa junta instituições particulares, como a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, a Associação Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) e o Rotary Clube de Guimarães, assim como algumas empresas sediadas em Guimarães, pretendendo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação das árvores.

As árvores autóctones serão plantadas no Parque da Cidade, próximo do edifício da Academia de Ginástica de Guimarães, na Citânia de Briteiros, na zona ribeirinha do Rio Selho, em Creixomil, junto ao Laboratório da Paisagem, na Veiga de Creixomil, próximo à Variante e no Centro Escolar de Candoso S. Martinho.

Ao longo da semana outras entidades promovem a plantação árvores em diferentes locais do concelho, nomeadamente nos parques de lazer de Lordelo e Longos, na Falperra, uma zona afetada pelos fogos do último ano, e num local próximo ao Cemitério de Monchique.

Entre as plantações já realizadas nos últimos dias e as acções que previstas, Guimarães terá cerca de 2400 novas árvores autóctones. A este número somam-se as muitas plantações realizadas nas escolas vimaranenses, no âmbito do programa ambiental PEGADAS. Entre as árvores plantadas e a plantar estão carvalhos, castanheiros, cerejeiras, freixos, amieiros e medronheiros.

O projecto “Guimarães mais Floresta” pretende plantar anualmente em Guimarães 15 mil novas árvores autóctones e está aberto à participação de todos, desde escolas, associações, instituições e empresas.

Marcações: Câmara de Guimarães, pegadas, Guimarães Mais Floresta, Citânia de Briteiros, Veiga de Creixomil, Parque da Cidade

Imprimir Email