11 árvores plantadas no Parque do Ardão na apresentação da Brigada Verde de Silvares

A freguesia de Silvares apresentou a sua Brigada Verde, numa iniciativa realizada no passado sábado, no Parque de Ardão durante a qual foram plantadas 11 árvores, assinalando de forma simbólica cada uma das instituições presentes.

Numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, foi apresentada oficialmente a mais recente Brigada Verde constituída no Concelho de Guimarães. O momento foi aproveitado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Ricardo Castro, para apelar à união de toda a freguesia num objectivo comum, dando o protagonismo às pessoas e fazendo de Silvares um exemplo a nível ambiental.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, cumprimentou todos os que estiveram em representação das várias instituições, destacando o facto das Brigadas Verdes se constituírem como movimentos de cidadania e pontos de união cujo objetivo comum é cuidar do território. “Todos os seres vivos merecem a nossa consideração e respeito, e temos a obrigação de fazer tudo para cuidar do nosso planeta” referiu a propósito dos objetivos das brigadas verdes. “Defender o ambiente é ter uma forte consciência cívica, pois a natureza é um bem comum e, como tal, deve ser cuidada e tratada por todos. Usar é uma responsabilidade e, se possível, devemos deixar a natureza melhor do que a encontramos”, continuou. “Estamos neste belíssimo parque de lazer, que proporciona bem-estar e saúde. Mas não é só este parque que temos que preservar, é toda a freguesia de Silvares”. Como mensagem final, Domingos Bragança deixou um pedido: “Nós só podemos defender o ambiente se tivermos o conhecimento necessário para tal, pelo que apelo a que todos participem nas iniciativas que se realizam no Concelho de Guimarães de esclarecimento e informação ambiental”.

Estiveram presentes 11 instituições: Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI Teixugueira, Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares, IPSS, CNE – Agrupamento 456 Silvares, Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, Comissão de Festas de Santa Apolónia, Espaço Guimarães (que apoia a constituição da Brigada Verde), Fábrica da Igreja Paroquial de Silvares, Jovens Sem Fronteiras, Junta de Freguesia de Silvares, Rancho Folclórico de Silvares e Silvares Com Vida.

 

Marcações: Silvares, Brigadas Verdes

Imprimir Email