Secretário de Estado das Florestas promete apoio à candidatura da Penha a Paisagem Protegida

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural esteve esta quinta-feira em Guimarães. Miguel João de Freitas visitou a Penha no no âmbito do processo da candidatura da Montanha à classificação de Paisagem Protegida. No final da visita, o governante garantiu que o desejo da Câmara e da Irmandade terá no Governo um forte aliado.

"Impressiona-me a força, o entusiasmo e a paixão que se sente para levar a cabo este desejo no âmbito de uma visão estratégica assumida por Guimarães e que é o caminho certo neste século da sustentabilidade ambiental", afirmou o Governante.

O processo da candidatura da Penha à classificação de Paisagem Protegida encontra-se em fase de desenvolvimento envolvendo diversas entidades. É um trabalho complexo e demorado que os promotores pretendem levar a cabo "com envolvência e sem pressas".
O Presidente da Câmara sublinhou que a candidatura se insere no objectivo estratégico do Município em matéria de desenvolvimento sustentável. Na certeza da importância desse objectivo, Domingos Bragança realçou o desejo de ver alargado "o bom trabalho que a este nível tem sido realizado na Penha da Lapinha até ao Parque da Cidade".

"Estamos a alocar meios financeiros para este objectivo, também com candidaturas a fundos comunitários e desafio os proprietários a aderir através de contratos de comodato ou venda das suas propriedades", salientou o Edil.

Numa cerimónia realizada na Penha, o Juiz da Irmandade defendeu que a importância da montanha neste processo deve contribuir para reforçar a sua relação com a cidade e os vimaranenses:

"Entendemos que um centro de acolhimento, atendimento e exposição ambiental deve ser criado no âmbito deste projecto, devendo ficar localizado na Penha até para reforçar a relação desta montanha com a cidade e os vimaranenses", afrimou Roriz Mendes. 

Marcações: Penha, Paisagem Protegida

Imprimir Email