Junta de Caldelas  quer reabilitar rio e ribeiras com verbas do Fundo Ambiental

A Junta de Freguesia de Caldelas submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental para promover das margens do Rio e Ribeiras da Vila das Taipas. Trata-se de um projecto de educação ambiental elaborado pela Brigada Verde de Caldelas, constituída no passado dia 14 de Março.
A propósito deste projecto, o Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, felicitou a Câmara Municipal de Guimarães e o seu Presidente por ter trazido para agenda política local o tema do Ambiente.


A candidatura ao Fundo Ambiental prevê a reabilitação dos Rios e Ribeiras da Vila das Taipas, envolvendo e educando a Comunidade, através do trabalho em plataformas colaborativas, nomeadamente a Brigada Verde da freguesia promovendo acções associadas à educação ambiental, com a participação de cidadãos, de intervenção e monitorização no Rio Ave, na ribeira da Canhota e ribeira da Agrela e nas respectivas margens. Prevê ainda a construção do parque de Lazer da Praia Seca, campanhas de sensibilização ambiental, promoção de palestras/debates, campanhas de sensibilização, peças de teatro sobre a temática ambiental, acções de educação ambiental nas escolas, incluindo saídas de campo e a criação de um certificado de participação, denominado passaporte do voluntário.

O projecto envolve 15 instituições de Caldelas tendo por objectivo maximizar as dinâmicas ambientais que já se vão realizando. Integram-se meios humanos, nomeadamente, docentes, crianças, jovens e a população em geral na própria acção e na sensibilização para a importância dos ecossistemas como prestadores de serviços ao nível do planeta e da humanidade, bem como incorpora meios materiais essenciais para garantir a respectiva sustentabilidade.


Marcações: Rio Ave, Canhota, Agrela, Fundo Ambiental

Imprimir Email