Vimágua introduz sistema de desinfecção por luz ultravioleta para reforçar qualidade da água na ETA de Gondomar

A Vimágua anunciou o reforço da garantia de qualidade da água na Estação de Tratamento de Gondomar com a introdução de um sistema de desinfecção por luz ultravioleta.

Em comunicado, a empresa intermunicipal realça que "o sistema de abastecimento de água da Vimágua apresenta uma percentagem de água segura acima de 99 por cento, sendo por isso uma água de boa qualidade".

"Para garantir este elevado nível de desempenho é necessário investir continuamente em inovação tecnológica, acompanhando aquelas que são as melhores práticas nacionais e internacionais do setor das águas.
A desinfeção de água para consumo humano com luz ultravioleta (UV) tem sido utilizada amplamente na Europa, sendo um processo físico de desinfecção de água, com emissão de radiação UV, de efeito germicida, que inativa os
microrganismos, incluindo E. coli, Cryptosporidium e Giardia, garantindo, por conseguinte, um fornecimento seguro de água", refere a referida informação.

Segundo a Vimágua, "esta tecnologia tem ainda como vantagens não alterar o sabor e o cheiro da água e não formar compostos organoclorados, nem outras substâncias indesejáveis na água".
"O actual sistema de desinfecção por cloro gás será mantido, de modo a permitir a presença de teores de cloro residual, em todo o percurso da água, desde a ETA até aos locais de consumo. O sistema de desinfeção por UV será constituído, nesta 1.ª fase, por um reactor UV dotado de sistema de limpeza automático e de todos os equipamentos e software de controlo. Fica já prevista a eventual instalação, numa 2.ª fase, de um segundo reactor, para redundância ou aumento da capacidade de desinfecção", assinala no comunicado.

A empresa intermunicipal adianta ainda que "este investimento importará o valor de 110 mil euros, abrangendo um conjunto de Freguesias do norte do Concelho de Guimarães, servindo uma população de cerca de 10 mil 400 habitantes e de 4 mil 565 alojamentos".

Imprimir Email