Jogo "Eco Afonsinho" para alterar comportamentos dos mais novos e dos mais velhos

O jogo dá pelo nome de “Eco Afonsinho”, um software lúdico-pedagógico num modelo de jogo de simulação de construção de uma cidade energeticamente eficiente baseado nos cenários do Município de Guimarães. A apresentação do jogo decorreu esta quinta-feira, no Jardim da Biblioteca Municipal, com a presença da apresentadora de televisão e embaixadora do jogo e da Planetiers, Fátima Lopes, e de dezenas de crianças.

As crianças poderão percorrer estes cenários com elementos históricos reais da sua cidade, aprendendo e aplicando conceitos de eficiência e poupança energética, bem como de sustentabilidade ambiental, contribuindo para a sua terra, induzindo a introdução de comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente, sendo que o sistema de pontuação é baseado nas ações realizadas.

O presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, explica que a área do gaming serve para" tentar conciliar aquilo que dá mais prazer às crianças com a mensagem para a alteração de comportamentos para o desenvolvimentos sustentável".

Já a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, defendeu uma atitude diferente com o ambiente, apelando aos mais novos presentes na cerimônia que ajudem os adultos na alteração de comportamentos. "Queremos uma cidade diferente para que vocês tenham melhor uma qualidade de vida e espero que cada um de vocês nos ajude", disse.

O jogo “Eco Afonsinho” será disponibilizado gratuitamente nas lojas on-line, durante o presente ano letivo e com o qual o Programa de Educação para a Sustentabilidade Ambiental de Guimarães - PEGADAS - entrará na versão 2.0.

Através da área de Gaming, a Câmara de Guimarães, a CIM do Ave, a Agência de Energia do Vale do Ave, o Laboratório da Paisagem e a Planetiers, apresentam o jogo com o objectivo de promover pedagogicamente as melhores acções e boas práticas sustentáveis. O orçamento do projecto ronda os 100 mil euros, sendo financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através da edição 2017/2018 do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica.

Marcações: Ambiente, Eco Afonsinho

Imprimir Email