Câmara de Vizela repudia acção da empresa Águas do Norte



A Câmara Municipal de Vizela "repudia veementemente" a acção da empresa Águas do Norte S.A. por "mais uma vez se constatar ser um foco poluidor do Rio Vizela, conforme levantamento fotográfico efectuado pelos serviços da Autarquia".
A autarquia vizelense considera ser "profundamente lamentável" que uma infraestrutura como uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que "deveria servir única e exclusivamente para o tratamento de águas residuais, e que prestam um serviço público, continuem a ser principal foco poluidor do Rio Vizela". 

Face ao problema detectado, a Câmara de Vizela anuncia em comunicado que a situação denunciada foi objecto de fiscalização por parte do SEPNA da GNR, que se deslocou ao local e está a acompanhar a situação com a Agência Portuguesa do Ambiente, ao mesmo tempo que anuncia que irá comunicar o caso ao Primeiro-ministro e ao Ministro do Ambiente.
A Câmara Municipal de Vizela considera que "a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente que é necessário assegurar o cumprimento e/ou respeito do plano de despoluição do Rio Vizela, nomeadamente exigindo-se e fazendo-se cumprir as normas legais aplicáveis", lê-se no mesmo comunicado.
O rio Vizela nasce na Alto de Morgaír, freguesia de Gontim, concelho de Fafe, e é afluente do rio Ave, atravessando os concelhos de Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso.


Marcações: Rio Vizela

Imprimir Email