Brigada Verde da Costa assume a missão de limpar a Montanha da Penha

A freguesia da Costa já tem uma Brigada Verde. Dezenas de pessoas marcaram presença na apresentação desta nova Brigada Verde, ontem, tendo procedido à plantação de árvores de fruto, nos jardins da Pousada de Santa Marinha da Costa, informa em comunicado o Município de Guimarães..

A sessão contou com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, do Presidente da Junta, Carlos Coimbra e ainda do Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino.

O plano de acção da Brigada Verde da Costa contempla várias actividades, com destaque para a sensibilização da comunidade em geral para a sustentabilidade ambiental, através de trabalhos elaborados pelas crianças, e ainda a limpeza da Montanha da Penha.

Citado no referido comunicado, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apontou a “educação ambiental” como “fundamental” para o desenvolvimento sustentável, enaltecendo o envolvimento das escolas e dos escuteiros. O Edil mostrou-se confiante que, em breve, cada freguesia do concelho terá a sua Brigada Verde.

O Presidente da Câmara aproveitou a apresentação da Brigada Verde da Costa para voltar as atenções à Montanha da Penha. “Vamos ligar o Parque da Cidade ao topo da Penha, ocupando toda a mancha e os trilhos, com o objetivo de termos um Parque da Cidade extenso e a contemplar esta natureza”, expressou Domingos Bragança.

O Presidente da Junta de Freguesia da Costa, Carlos Coimbra, fez questão de realçar que um dos principais desígnios desta Brigada Verde será limpeza da Penha, através de iniciativas que envolvam a comunidade local.

 

Imprimir Email