Câmara quer sistema Payt em toda a Cidade de Guimarães até 2021

A Câmara Municipal vai alargar o sistema Payt toda a cidade de Guimarães nos próximos três anos. Para já, a partir de Janeiro este sistema de recolha de resíduos que já está implementado no Centro Histórico, vai abranger mais 23 ruas da Cidade. Para as novas áreas abrangidas, o tarifário apenas será implementado no próximo mês de Setembro e, entre Outubro e Dezembro, decorrerá um período de fiscalização e monitorização do projecto.
Segundo a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, esta decisão demonstra a "determinação do Município na sua opção pela sustentabilidade ambiental".

Sofia Ferreira admite que o alargamento do sistema encontrará resistências, mas avisa que os responsáveis Municipais não desistirão de levar por diante uma "política de mudança em nome do futuro".
A Vereadora do Ambiente anunciou ainda que prosseguirá a aposta Municipal de sensibilização na implementação do sistema Payt, mas sublinhou que "chegará o tempo da penalização para quem não adira e não cumpra os regulamentos de um projecto que convida a população a proceder à separação de resíduos e que continua a ser único em Portugal que tem associado na factura da água um tarifário que premeia quem mais separa resíduos para reciclagem".
Na sessão que decorreu no terrado do Mercado Municipal, o Município procedeu à entrega de certificados a quem separou mais resíduos no âmbito do projecto.
De acordo com os dados revelados pela empresa Municipal Vitrus, a implementação do sistema Payt no Centro Histórico traduziu-se na venda total de 82 mil sacos de resíduos que recolheram o ano passado 74 toneladas e já este ano 86 toneladas de resíduos indiferenciados que foram encaminhados para reciclagem.


Marcações: payt

Imprimir Email