Utilização da ecovia de Guimarães vai dar descontos em estabelecimentos comerciais


A utilização da ecovia de Guimarães vai dar descontos em estabelecimentos comerciais. A revelação foi feita esta quinta-feira pelo Vereador Municipal Ricardo Costa. O responsável municipal falava à margem da quarta edição da Smart City 360° Summit 2018 que hoje começou no Centro Cultural Vila Flor. Ricardo Costa espera que a aplicação que está a ser desenvolvida possa ser implementada já no próximo ano. Segundo o Autarca, este é um exemplo da forma como Guimarães se está a preparar para o futuro, no âmbito de um conceito que está a ser desenvolvido e que "define zonas de intervenção".


Com a certeza de que num mundo dominado pelas novas tecnologias, a conectividade será um factor decisivo do desenvolvimento, Ricardo Costa sublinha que a estratégia Municipal não esquece o objectivo da Capital Verde Europeia.
"O desafio da construção do futuro em Guimarães é mais desafiante quando falamos de um território com um passado histórico relevante e que incorpora um Centro Histórico reconhecido pela UNESCO", sublinhou.

Presente no evento o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, sublinhou que o Estado em Portugal não se tem demitido das suas responsabilidades quando se fala na construção do futuro, especialmente no que respeita a descarborização.
"O investimento que se tem feito em Portugal em mobilidade eléctrica tem sido promovido pelo Governo", reconhecendo que ainda há muito a fazer especialmente na expansão e melhoria da rede de abastecimento.
O governante reconhece que nem sempre é fácil conciliar desenvolvimento com sustentabilidade, mas sublinha que "o mais importante é coordenar uma estratégia de desenvolvimento", manifestando-se optimista quanto ao futuro.

A quarta edição da Smart City 360° Summit 2018, organizada pelo Município de Guimarães, Universidade do Minho e a DigitalSign, começou esta manhã no Centro Cultural Vila Flor, prolongando-se até sexta-feira, estando inscritos participantes de 25 países.


Marcações: smart city360º

Imprimir Email