Ministro do Ambiente advertiu: "Não faz sentido utilizar produtos descartáveis feitos com materiais indestrutíveis"

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética presidiu hoje à cerimónia de abertura da conferência «O futuro dos plásticos», organizada pelo PIEP – Centro de Interface Tecnológico da Universidade do Minho, realizada no Paço dos Duques de Bragança.

Na sua intervenção, João Matos Fernandes lançou um desafio à comunidade científica, ao dizer que "não faz sentido haver produtos e utilizar produtos descartáveis feitos com materiais indestrutíveis". "Sendo o plástico tão importante na sociedade é importante que se possa trilhar outro caminho, um caminho de simplificação dos seus próprios usos", afirmou, advertindo que "a inovação deve ser feita na construção de novos materiais". "Nunca deixem de pensar o destino que podem ter esses novos materiais, porque podemos estar, com muito boas intenções no princípio, a criar um problema no final", avisou o governante que apelou à responsabilização dos cidadãos que decidem quais são os produtos que entram nas suas casas. "O mínimo que posso exigir a mim próprio é ser responsável pelas embalagens que entram em minha casa", apontou.

No seu discurso, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, referiu-se ao esforço desenvolvido pelo PIEP de "combinar ciência com empreendedorismo", destacando a importância da investigação para a criação de materiais sustentáveis e facilitadores da economia circular.

Nesta conferência, o Director do Projecto Tech Transfer - Plastics for Future, Bruno Pereira da Silva, realçou a aposta na inovação e investigação através da promoção, divulgação, disseminação e transferência de conhecimento científico e tecnológico na área dos polímeros e compósitos, com aplicações no sector automóvel, aeronáutica, saúde, desporto e construção civil.

sexta, 30 novembro 2018 15:06 em Ambiente

Imprimir