Guimarães cria projecto inovador para dejectos dos animais

O Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, com o apoio da Vimágua e CVR, apresentaram esta segunda-feira o projecto WCão. Trata-se de novas peças de mobiliário urbano que pretendem combater a problemática dos dejectos dos animais nas ruas.  

A apresentação das duas estruturas aconteceu no Parque da Cidade de Guimarães, com a presença dos alunos da Escola Básica de São Roque que apelaram com cartazes à utilização dos novos equipamentos.

O WCão nasceu no âmbito do Projeto de Resíduos e Higiene Urbana, integrado na estratégia G4CE - Guimarães para a Economia Circular, disponibilizando sacos biodegradáveis para os utilizadores. As duas estruturas terão igualmente uma preocupação com a sustentabilidade. O investigador responsável pelo projeto, Nuno Silva, explicou que a estrutura maior, desenhada para os parques ou zonas verdes - WCÃOpark, incorpora o conceito de coberturas verdes, promovendo a biodiversidade e o aproveitamento da água das chuvas, com um bebedouro para animais. Já a estrutura menor - WCÃOurban - contempla um design mais "simples" para poder ser incorporado em zonas mais urbanas.

Na sua intervenção, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, frisou que este é "um esforço comum do município para se tornar mais sustentável e mais amigo do ambiente". "Só por si, os equipamentos não chega, pois é necessário a colaboração das pessoas", disse.

Por fim, Domingos Bragança enalteceu que este projecto dá "todas as condições "para manter a saúde pública e, ao mesmo tempo, podermos "desfrutar da companhia dos canídeos". "Agora podemos responsabilizar as pessoas", afirmou. O autarca adiantou ainda que vão ser colocados este tipo de equipamentos por todo o concelho vimaranense.

Marcações: WCão

Imprimir Email