Vimágua investe no melhoramento da qualidade dos recursos hídricos

A Vimágua eliminou um foco de poluição proveniente de um conjunto de vários blocos habitacionais, situados na Praça Heróis da Fundação e rua João XXI, compostos por 30 fracções de habitação e oito lojas comerciais que tinham as águas residuais domésticas ligadas ao canal da Ribeira de Santa Luzia.
Em comunicado, aquela empresa intermunicipal, refere ter construído e colocado em funcionamento uma estação elevatória e rede de saneamento, permitindo, assim, que a totalidade do esgoto irregularmente

direcionado para a Ribeira passasse a ser encaminhado para a rede pública de saneamento.
No âmbito da sua intervenção, a Vimágua anunciou ainda a execução de novas redes de saneamento e águas pluviais de modo a assegurar o funcionamento independente de cada uma delas.
A nova rede de águas residuais integra uma estação elevatória, constituída por um poço de bombagem /câmara de gradagem/câmara de válvulas, que recebe os esgotos coletados junto de cada prédio e os conduz para a rede pública de águas residuais, existente na rua Manuel Saraiva Brandão, através de uma conduta elevatória.
Os trabalhos iniciaram-se no dia 15 de Outubro de 2018, tendo a instalação entrado em funcionamento no dia 10 de Dezembro.
Concluída a empreitada, refere a Vimágua, foi possível retirar um volume de 600 m3/mês de águas residuais da Ribeira de Sta. Luzia, contribuindo para a despoluição desta linha de água, assim como da ribeira de Couros onde esta aflui, no trecho adjacente ao Hospital Senhora da Oliveira.


sábado, 12 janeiro 2019 08:54 em Ambiente

Marcações: Vimágua

Imprimir