Obra da Vimágua na Avenida D. João IV para eliminar foco de poluição na ribeira de Couros

A Vimágua iniciou a obra que vai permitir o correcto encaminhamento para a rede de saneamento das águas residuais de dois blocos habitacionais situados na Avenida D. João IV, responsáveis pela poluição no ribeiro de Couros.

O Presidente do Conselho de Administração da empresa intermunicipal justificou que a intervenção tem como objectivo "separar as águas residuais produzidas por dois blocos habitacionais, compostos por 43 apartamentos e 23 lojas comerciais". "Estão desde a data da sua construção indevidamente ligados à rede de águas pluviais que depois vai ligar à ribeira de Couros", afirmou Armindo Costa e Silva, sublinhando que a irregularidade foi detectada pelo "trabalho sistemático de fiscalização desenvolvido pelo sector de fiscalização e pelo sector de exploração da Vimágua".

De acordo com o responsável, nos imóveis em causa, "detectou-se a ligação indevida e estão a ser desenvolvidos os trabalhos necessários para corrigir essa situação, fazendo com que as águas residuais sejam, de facto, encaminhadas para as redes de saneamento e as águas pluviais ligadas à rede de águas pluviais". Armindo Costa e Silva realçou que a intervenção reduzirá "uma carga poluente estimada de 242 m3 de águas residuais que estavam a ser lançadas, primeiro na rede de águas pluviais e depois na ribeira de Couros".

A Vimágua tem vindo a intervir em vários pontos da sua área de actuação para corrigir situações irregulares, responsáveis pela contaminação das linhas de água, tendo realizado importantes obras semelhantes abrangendo "prédios de habitação colectiva".

"É um trabalho de pesquisa sistemática, de verificação das caixas ao longo das ruas, das tubagens que surgem próximas das linhas de água, no sentido de perceber a origem dessas águas residuais", frisou, ao lembrar que recentemente ficou concluída a intervenção na Praça Heróis da Fundação, em que havia um conjunto de edifícios cujas águas residuais estavam a ser encaminhadas para a ribeira de Santa Luzia, assim como foram corrigidos problemas relacionados com as águas residuais de prédios situados na Rua Teixeira de Pascoais, na zona da Quintã.

"As equipas da Vimágua estão atentas e é um trabalho que estamos a desenvolver não só na Cidade, mas também nas vilas e freguesias", sublinhou, ao declarar que no caso da Avenida D. João IV a intervenção deverá prolongar-se até ao início de Fevereiro.

Marcações: Vimágua, Avenida D. João IV, obras, Poluição, saneamento

Imprimir Email