Regeneração florestal na Montanha da Penha avança em 18 ha de terrenos da Câmara de Guimarães

O processo de regeneração florestal da Montanha da Penha está em curso e a Autarquia vimaranense quer ser exemplo para os restantes proprietários de parcelas na Montanha.

Neste mês de Janeiro, iniciaram-se várias acções nos terrenos da Quinta de Monchique e da Quinta da Barredo, com uma área florestal de cerca de 18 ha.

O abate de eucaliptos, a regularização e limpeza dos terrenos e plantação de espécies autóctones são algumas das acções para que a Montanha da Penha seja integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas, enquanto Paisagem Protegida Local.

Através do Laboratório da Paisagem, o Município solicitou um parecer técnico à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com vista à avaliação, recuperação e reflorestação das respectivas matas da Quinta de Monchique e Quinta do Barredo.

De acordo com o referido parecer técnico-científico, estão a ser operacionalizados os princípios estabelecidos nesse parecer, referentes ao enquadramento de uma gestão florestal sustentável com os critérios de conservação da biodiversidade, manutenção de sanidade e vitalidade dos ecossistemas, conservação e manutenção dos recursos em solo e água, manutenção da heterogeneidade da paisagem e conectividade de habitats.
Este projeto de reflorestação desenvolve-se no âmbito do processo em curso de classificação da Montanha da Penha como área protegida, com a tipologia de Paisagem Natural, bem como, do projecto das rotas da biodiversidade a implementar entre o Parque da Cidade e a Montanha da Penha.

Marcações: Penha, Câmara Municipal de Guimarães, Paisagem Protegida Local, Quinta de Monchique, Quinta do Barredo

Imprimir Email