Câmara de Guimarães limpa linhas de água nos aglomerados urbanos

No âmbito das atribuições do Município de Guimarães iniciaram na segunda-feira, os trabalhos de limpeza das linhas de água nos aglomerados urbanos.
Em comunicado, a edilidade informa que as intervenções são feitas de acordo com as normas da Agência Portuguesa do Ambiente, de modo a preservar a vegetação e fauna autóctone, removendo a vegetação exótica e invasora existente no leito e margens, removendo ainda árvores caídas, resíduos e obstruções e assoreamento que impedem o escoamento ou dificultam o acesso ao rio, de modo que os rios e as ribeiras apresentem um bom aspecto ecológico.

A intervenção permite garantir condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos (areia, lama e sedimentos) em situações hidrológicas normais ou extremas, minimizar o risco para pessoas e bens em situações de cheias, diminuir os riscos de erosão dos taludes e, consequentemente, o assoreamento das linhas de água, manter árvores e arbustos, não infestantes nas margens a vegetação herbácea dos taludes.
Após a limpeza pretende-se que a água e as margens estejam com melhor qualidade, com margens naturais ou naturalizadas, ao longo do leito e a biodiversidade no ecossistema.
Nesta fase são objecto de limpeza 15 cursos de água num total de 8.600 metros, na Ribeira da Costa, Ribeiro de Couros e Rio Selho.


terça, 26 fevereiro 2019 10:33 em Ambiente

Marcações: limpeza , rios

Imprimir