Guimarães viu aprovada terceira geração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios



A Câmara Municipal de Guimarães já obteve a aprovação da terceira geração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Após consulta pública e aprovação em Assembleia Municipal, este plano ficará em vigor até 2028, sendo que o actual plano ainda vigora até 2020. Esta informação foi anunciada às entidades de Protecção Civil e presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, numa reunião realizada ontem.
A vereadora responsável pela Proteção Civil, Sofia Ferreira, realçou o “trabalho de profundidade que o Município está a desenvolver na área da prevenção da floresta contra incêndios, sendo Guimarães um dos primeiros concelhos do país a avançar já com a terceira geração do Plano”.

Em comunicado a Edilidade revela que a reunião contou com a presença de representantes de Juntas de Freguesia do Concelho, PSP, GNR e as corporações dos Bombeiros de Guimarães e Caldas das Taipas, com o intuito de esclarecer ainda a comunidade sobre a entrada em vigor da nova legislação para a realização de queimas e amontoados, que só é permitida após prévia comunicação às Câmara Municipal ou pelo registo no ICNF (https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/).

A Câmara Municipal está a proceder à limpeza das faixas de gestão de combustível de acordo com o referido Plano Municipal. Quatro freguesias do concelho são consideradas de 1.ª prioridade para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais. São os casos de Gonça, Longos, e a UF de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia e UF de Leitões, Oleiros e Figueiredo.


Imprimir Email