Início da construção da «Rota de biodiversidade» de ligação à Penha assinalada com plantação de árvores



A Câmara Municipal de Guimarães assinalou este sábado o início da construção da «rota da biodiversidade» com uma acção de plantação de árvores e arbustos autóctones, que decorreu na Quinta de Barredo, em Monchique, na freguesia da Costa.

O Presidente da Câmara marcou presença na iniciativa e assinalou a importância desta acção que, numa primeira fase, vai cumprir o projecto de ligação do Parque da Cidade ao alto da montanha da Penha.
Inicialmente, o projecto vai desenvolver-se em cerca de 20 hectares do Município mas o objectivo, como salientou Domingos Bragança, é alargá-lo a terrenos particulares.
"Vamos reunir com os proprietários dos terrenos a que queremos ver alargada esta rota e a quem vamos sensibilizar para o projecto e para a possibilidade de se apresentarem candidaturas conjuntas a fundos comunitários, mas se não quiserem associar-se, vamos entrar em processo de negociação de terrenos para podermos cumprir este projecto", afirmou.
A prioridade do projecto é ambiental mas o Presidente da Câmara considera que também pode vir a atingir propósitos económicos com ganhos ao nível do turismo de natureza.

A rota da biodiversidade que ligará o parque da Cidade à Penha deve estar concluído nos próximos dois anos. 
A acção deste sábado decorreu no âmbito da iniciativa «Guimarães mais floresta» que se propõe plantar em todo o Concelho 30 mil árvores autóctones.


Marcações: Penha, Guimarães Mais Floresta, Cemitério de Monchique, rota da biodiversidade

Imprimir Email