Candidatura do Laboratório da Paisagem aprovada pelo Fundo Ambiental

O Laboratório da Paisagem de Guimarães viu aprovada uma candidatura, com nota máxima de mérito (5 valores), ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, conseguindo um financiamento para o projecto “Lagoas e Charcas do rio Ave”.

O projecto, que terá implementação na União de Freguesias de Arosa e Castelões, visa valorizar o território e da zona húmida e da galeria ripícola, concedendo valor científico e pedagógico a um dos valores naturais de paisagem mais emblemáticos daquelas localidades do concelho de Guimarães.

Este projecto propõe-se cumprir um dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – domínio 15 – “Proteger a Vida Terrestre”, uma vez que as acções propostas visam a conservação e defesa do património natural autóctone e diversificado que se encontra sob o risco dos impactes negativos das alterações climáticas e acções antrópicas locais.

Para além de sensibilizar e capacitar os públicos-alvo, através de oficinas e workshops, será produzido e partilhado um conjunto de novos recursos didácticos e pedagógicos, como guias-práticos, plano de sustentabilidade e painéis de sensibilização ambiental, entre outros. O projecto “Lagoas e Charcas do rio Ave” pretende abranger vários intervenientes locais, como a comunidade escolar, seniores e voluntários ambientais, através de acções ambientais concretas assentes no restauro ecológico, conservação da biodiversidade, solo e recursos naturais.

Refira-se que o Fundo Ambiental tem como finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, adoptada pelas Nações Unidas, em Setembro de 2015.

A apresentação pública do projecto acontecerá na próxima sexta-feira, às 21 horas, na sede da junta de freguesia de Castelões.

Marcações: Ambiente, Laboratório da Paisagem

Imprimir Email