Laboratório da Paisagem apresenta projecto «Lagoas e Charcas do rio Ave»



A candidatura do projecto «Lagoas e Charcas do rio Ave» do Laboratório da Paisagem ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, foi contemplado.
A candidatura, aprovada com nota máxima de mérito (cinco valores), permitirá implementar o projecto na União de Freguesias de Arosa e Castelões, visando valorizar o território e da zona húmida e da galeria ripícola, concedendo valor científico e pedagógico a um dos valores naturais de paisagem mais emblemáticos daquelas localidades do concelho de Guimarães.
Este projeto propõe-se cumprir um dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – domínio 15 – «Proteger a Vida Terrestre», uma vez que as acções propostas visam a conservação e defesa do património natural autóctone e diversificado que se encontra sob o risco dos impactes negativos das alterações climáticas e ações antrópicas locais.
Para além de sensibilizar e capacitar os públicos alvo, através de oficinas e workshops, será produzido e partilhado um conjunto de novos recursos didáticos e pedagógicos, como guias práticos, plano de sustentabilidade e painéis de sensibilização ambiental, entre outros.
O projecto pretende abranger vários intervenientes locais, como a comunidade escolar, seniores e voluntários ambientais, através de acções ambientais concretas assentes no restauro ecológico, conservação da biodiversidade, solo e recursos naturais.
A apresentação pública do projecto acontecerá esta sexta-feira, às 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Castelões.


Marcações: Laboratório da Paisagem, Lagoas e Charcas do rio Ave, Junta de Freguesia de Castelões

Imprimir Email