Câmara de Guimarães assinou manifesto de adesão “Autarquias sem Glifosato” da QUERCUS

A Câmara de Guimarães assinou manifesto de adesão “Autarquias sem Glifosato” da QUERCUS. O documento foi assinado por 16 autarquias no país que assumiram o compromisso de alterar a prática generalizada no nosso país do uso do glifosato para controlo de plantas infestantes.

Em comunicado, o Município esclarece que tem vindo a testar soluções "na abolição dos herbicidas químicos e eliminou totalmente o uso de herbicidas tipo Glifosato, há cerca de três anos, cumprindo as normas europeias que a isso preconizam".

"As soluções técnicas neste momento utilizadas pelo Município de Guimarães são, na maior parte dos casos, a monda manual – que permite a remoção das áreas ajardinadas apenas as espécies com características indesejadas - e a monda moto-manual e mecânica, através de pequenas motorroçadoras aplicáveis em bermas e passeios em pedra", explica a Autarquia.

"Em situações muito específicas no controlo de infestantes são utilizadas alternativas não químicas, como soluções biológicas para controlo de plantas infestantes e apenas usados produtos de origem natural", acrescenta, realçando: Assinar este manifesto permite alterar a prática generalizada no nosso país do uso do glifosato para controlo de plantas infestantes, sendo que a adesão a esta campanha reflecte-se como uma boa prática numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar. Trata-se ainda de um caminho a percorrer na aceitação das ervas espontâneas pela população também, num modo mais verde e ecológico dado que cada vez fazem mais parte da paisagem urbana".

quarta, 21 agosto 2019 09:08 em Ambiente

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Autarquias em Glifosato, QUERCUS, abolição de herbicidas

Imprimir