Guimarães apresenta projecto «Tropa Verde»

Guimarães aderiu ao projecto «Tropa Verde». A apresentação do projecto terá lugar esta segunda-feira, às 15h00, numa sessão pública aberta a todos os parceiros interessados marcada para o auditório da Biblioteca Municipal.

O projecto pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, através da criação de uma plataforma digital onde o cidadão poderá trocar as suas estrelas (pontos) que recebe no momento em que entrega os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços. Deste modo, recompensa-se directamente o cidadão pelo seu comportamento sustentável, responsável e amigo do ambiente. A cidade espanhola Santiago de Compostela, foi a primeira cidade europeia a implementar o projecto e os resultados foram bastante positivos, conseguindo envolver aproximadamente 30% da população. Guimarães é o primeiro Município a aderir.
A ideia crucial do projecto é deter um conjunto variado de parceiros, que disponibilizem, na plataforma digital, os descontos nos seus produtos ou na sua actividade, tornando-os aderentes e, dessa forma, criem um incentivo para que os utilizadores passem a reciclar mais e, em contrapartida, os aderentes vejam a sua marca associada a um projecto europeu pioneiro ao nível ambiental.

O objetivo do projecto aponta para a redução dos resíduos passíveis de serem reciclados na fracção indiferenciada, aumentar a reciclagem, bem como sensibilizar e responsabilizar os cidadãos a adoptar hábitos mais eco-conscientes.
Os interessados podem associar-se através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Marcações: Tropa Verde

Imprimir Email