«O Ave para Todos» aproxima a comunidade ao rio Ave

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou, esta terça-feira, o projecto “O Ave para Todos”. Trata-se de projecto desenvolvido no âmbito da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável - Guimarães 2030, a ser implementado pelo Laboratório da Paisagem, de forma a intensificar as acções nos Recursos Hídricos do Município de forma a valorizar e promover este Património Natural.

Respondendo ao desafio do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, em intensificar as acções nos Recursos Hídricos do Município de forma a valorizar e promover este Património Natural, a Estrutura de Missão Guimarães 2030 em conjunto com o Laboratório da Paisagem, desenvolveram o projecto “O Ave para Todos” que tem por base a cooperação de Instituições locais e nacionais, ligadas às várias dimensões dos Recursos Hídricos aliando a Investigação e Desenvolvimento à Educação e Sensibilização para a Sustentabilidade Ambiental.

Segundo a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, este será um projecto piloto, com a duração de um ano, que vai abranger três áreas: educação e sensibilização ambiental, investigação e desenvolvimento e comunicação.

A Coordenadora da Estrutura de Missão, Isabel Loureiro, lembrou outros projectos desenvolvidos pelo Laboratório da Paisagem, mas este será o primeiro aberto à comunidade.

Já o presidente da Câmara reconhece que a bacia hidrográfica foi uma das fragilidades da candidatura a Capital Verde Europeia e por essa razão defendeu que deve ser defendida. "Estamos a trabalhar intensamente para corrigir e ter boas práticas com a nossa bacia hidrográfica", afirmou Domingos Bragança, garantindo que o município de Guimarães está a trabalhar em conjunto com outros concelhos que cobrem a bacia hidrográfica do rio Ave para seguir essas boas práticas ambientais.

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Rio Ave, O Ave para Todos

Imprimir Email