Guimarães eleito Município mais sustentável do País pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo o Município de Guimarães foi distinguido com a pontuação mais elevada no programa Eco XXI, sendo considerado o Município mais sustentável do País. Depois de ter sido distinguido nos últimos dois anos, Guimarães mantém a liderança de um prémio a nível nacional que reconhece o trabalho dos municípios em prol do desenvolvimento sustentável do território.
Guimarães obteve a índice de pontuação acima dos 80%, no topo das cidades concorrentes ao Galardão Eco XXI 2019, seguindo-se Lisboa, Águeda, Pombal, Torres Vedras e Loures.
“Guimarães assume em definitivo esta marca da sustentabilidade ambiental na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e assente num compromisso político que abrange toda a comunidade.

As questões voltadas para o ambiente e sustentabilidade fazem parte do quotidiano do concelho de Guimarães e é nesse sentido que está a ser desenvolvido um amplo trabalho assente nas escolas, nas juntas de freguesia, nas instituições e comunidade em geral”, salientou Adelina Pinto que representou o Município na sessão do programa Eco XXI.
Guimarães candidatou-se pela primeira vez ao programa Eco XXI em 2015, conferindo uma evolução nesta área como se regista a avaliação, tendo obtido o 8.º lugar na primeira participação, seguindo-se em 2016 o terceiro lugar e chegou ao topo em 2017, reforçando esse estatuto em 2019.

Marcações: eco XXI

Imprimir Email