Guimarães é "exemplo" para o mundo na gestão da água

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, afirmou, esta sexta-feira, que Guimarães pode ser "exemplo" para outros países quanto às práticas de gestão de recursos hídricos. 

Após a assinatura da «declaração de Guimarães» na  7ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água, que se realiza Pousada de Santa Marinha, o Autarca vimaranense referiu que Guimarães pode estabelecer alguns acórdãos com o Ministro do Ambiente português e da China nas questões relacionadas com água, em políticas de investigação e de experimentação, frisando que estas políticas podem ser replicadas em Guimarães, bem como no sentido inverso. "Ficaram curiosos e vão visitar as bacias de retenção. Querem saber como resolvemos as cheias da baixa da cidade, sabendo que estamos a falar à escala de uma cidade que nada tem a ver com uma cidade chinesa, mas o Ministro chinês afirmou que podem ser replicadas nas grandes cidades chinesas, pois o que conta é o modelo. O modelo se é de qualidade para Guimarães também serve para Pequim ou Xangai", frisou Domingos Bragança, acrescentando que outros representantes políticos deixaram elogios à "ousadia" de Guimarães na aposta da consciência ecológica. 

A sessão que está a decorrer na cidade-berço conta com a presença do Ministro dos Recursos Hídricos da China, E. Jingping, do Ministro do Ambiente e da Acção Climática de Portugal, João Matos Fernandes, do Ministro da Energia e da Água de Malta, Joseph Mizzi, da Vice-Ministra da Agricultura e da Floresta da Finlândia, Janna Huso-Kallio e do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 

O Presidente da Câmara de Guimarães falou de um acordo à "escala global". Domingos Bragança sublinhou no seu discurso a forma como Guimarães está a trabalhar na consciência ecológica. "A tecnologia e o conhecimento científico ajudam a resolver os problemas das alterações climáticas, do meio ambiente e deste recurso natural que é a água, mas só com a envolvência dos cidadãos e a consciência ecológico poderemos fazer com que as políticas públicos alterem os comportamentos", explicou.  

O evento, organizado conjuntamente pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática de Portugal, pelo Ministério dos Recursos Hídricos da China, pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Universidade de Évora reúne mais de duas centenas de personalidades do sector da água e tem por objectivo partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos na União Europeia e na China.

sexta, 08 novembro 2019 12:14 em Ambiente

Marcações: água, Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa

Imprimir