Autarquia oferece sacos de pano para diminuir uso de plástico

A Câmara de Guimarães distribui, esta manhã, quatro mil sacos de pano no Mercado para diminuir uso de plástico. Trata-se de uma acção que se insere na estratégia de Guimarães e da Estrutura de Missão 2030 para o desenvolvimento sustentável.

O Presidente da Câmara e a Vereadora do Ambiente deram início à campanha de sensibilização para a diminuição do uso de plástico, com o momento simbólico da entrega de sacos de pano aos comerciantes do Mercado Municipal, para distribuição pelos seus clientes. Domingo Bragança afirmou que ficou "impressionado "com a sensibilização das pessoas para esta problemática. "Estou muito contente, porque enquanto entregava os sacos de pano, as pessoas mostravam que tinham conhecimento do problema. Sabiam do mal que os plásticos fazem aos nossos mares e que está inclusive a entrar na nossa alimentação", referiu o presidente do Município, reiterando que a quantidade de plástico "está a níveis insuportáveis".

O Autarca de Guimarães espera que esta medida de sensibilização se propague pelas consciências das pessoas, referindo ser um "factor cultural". "Nós deviamos utilizar o mínimo de plático possível, recorrendo a materiais biodegradáveis, nomeadamente aqueles feitos em tecido. Isto é um simbolismo, pois não podemos entregar o mesmo número de sacos em pano utilizados com os de plástico. Ou seja, isto serve de exemplo para que as pessoas utilizem os sacos de pano no dia a dia".    

Esta medida insere-se numa Directiva Europeia que refere que o nível de consumo anual não deve exceder os 40 sacos de plástico leves por pessoa até 31 de Dezembro de 2025.

Esta acção visa ainda um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, relativamente à produção e consumos sustentáveis dado que reflecte a minimização da produção de resíduos e o incentivo da compra dos produtos no mercado municipal, com a mensagem «Vamos ao Mercado», promovendo a compra no comércio tradicional a cultura e os produtos locais.

Marcações: Ambiente, sacos de pano

Imprimir Email