Rio Ave galgou as margens e inundou parque de lazer da Praia Seca

O rio Ave galgou as margens e a evolução do caudal está a merecer o acompanhamento e vigilância por parte dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas e da Junta de Freguesia de Caldelas.

O Comandante da corporação, Rafael Amâncio, revelou ao Grupo Santiago que durante a última madrugada "o piquete foi reforçado" de forma a prevenir eventuais necessidades de intervenção, mobilizando para o terreno 15 operacionais e três viaturas. "Fizemos uma vigilância em toda a zona ribeirinha", indicou o responsável, referindo que os responsáveis da Protecção Civil do Município de Guimarães acompanharam esta operação.

O caudal sofreu um aumento significativo durante a madrugada devido à abertura das comportas da da barragem do Ermal.

Por esta razão, a população de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Barco, Caldelas, Souto S. Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar, Prazins Santa Eufémia, Sande S. Martinho, Ponte, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente, Brito, Silvares, Gondar, Selho S. Jorge, Serzedelo e Ronfe foi informada para adoptar medidas de prevenção perante a previsível subida do nível do caudal do Rio Ave.

Entretanto, a Junta de Freguesia de Caldelas informou através da rede social Facebook que esta manhã foi levantada a proibição de circulação na Travessa dos Banhos Velhos, interrompida na madrugada devido à subida das águas. Continua limitada a circulação na Alameda Rosas Guimarães e na zona da Praia Seca, estando ainda a decorrer trabalhos do Município de Guimarães junto do parque arbóreo da Vila que se encontrava sinalizado.

"Toda a zona ribeirinha foi na última noite afetada pela abertura da Barragem do Ermal que atingiu a sua capacidade máxima", refere aquela Autarquia, acrescentando que durante a noite o "Serviço Municipal de Protecção Civil deslocou-se para a zona das Taipas, tendo a vereadora do Ambiente Sofia Ferreira, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Crisália Alves, e outros técnicos do município, em articulação com a Junta de Freguesia de Caldelas, acompanhado o evoluir da situação e o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários das Taipas, GNR e Vitrus Ambiente que salvaguardaram bens e vidas humanas".

"Em função das previsões do estado do tempo e da chegada no sábado do Fabien, a nova depressão, mantêm-se os alertas AMARELO e LARANJA para o estado do Vento, pelo que aconselhamos à população os respetivos cuidados, em especial, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas", alerta a Junta.

Marcações: mau tempo, Taipas, Rio Ave

Imprimir Email