Quercus aponta deficiências à qualidade ambiental de Guimarães

Guimarães passa no teste efectuado à sua qualidade ambiental, mas poderia ter um melhor desempenho. Esta é a conclusão a que chegou a Quercus após a realização de um estudo para identificar possíveis falhas na área do ambiente. O estudo foi realizado em todas as cidades que vão receber o Euro 2004 em quatro áreas: qualidade do ar e da água para consumo humano, rede de recolha de resúdios e mapa de ruído.
Relativamente a Guimarães, em relação ao ar a Quercus efectuou a avaliação numa estação próxima da cidade, admitindo que na cidade os valores devem ser piores. Quanto à qualidade da água, foram detectados pequenos problemas, nomeadamente na monitorização de alguns parâmetros. Por outro lado, considera que a recolha de
resíduos poderia ter melhores condições. Finalmente e quanto ao ruído, a Quercus aponta a falta de um mapa de ruído para toda a cidade. Em declarações ao GUIMARÃES DIGITAL, Hélder Spinola diz que comparativamente com as restantes cidades anfitriãs do Euro, Guimarães poderia apresentar melhor desempenho. Entretanto, espera que quem de direito tente minimizar as deficiências detectadas no curto espaço de tempo que falta para o início do Euro.
Ainda segundo Hélder Spinola, as falhas detectadas devem também ser
consideradas não só para o Euro, já que dizem respeito a situações que têm a ver com a qualidade de vida das populações.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email