Presidente da Câmara diz que é preciso "agir já" na defesa do planeta

Através do projecto «O Ave para Todos» estão a decorrer acções de formação em 24 escolas do concelho de Guimarães, com influência directa do rio Ave.
Na sede do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Ronfe, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, falou do objectivo de envolver a comunidade estudantil na realização de projectos escolares com intervenção no Rio Ave e seus afluentes, englobando a bacia hidrográfica de Guimarães, “a fim de ser possível a regeneração ecológica e devolver a vida ao rio, fazendo com que cada escola e comunidade educativa tenham a responsabilidade de intervenções físicas na defesa do nosso rio”.

O «Ave para Todos» é um projecto da Câmara de Guimarães, desenvolvido no Laboratório da Paisagem, no âmbito da Estrutura de Missão Guimarães 2030, que para além da capacitação de escolas, juntas de freguesia e brigadas verdes, tem como objectivo devolver o rio Ave à comunidade.


No âmbito da iniciativa, esta semana decorrem acções de formação nas 24 escolas do Concelho, com influência directa do rio Ave. No total, serão mais de 100 acções de formação teórica e prática.
Aos alunos dos vários ciclos de ensino - do 1º ciclo ao secundário – será dada formação sobre a importância dos recursos hídricos, bem como a caracterização do rio Ave e da biodiversidade existente, tendo cada escola nomeado os seus representantes para este projecto, sendo agora os «Embaixadores do rio Ave».
Domingos Bragança pretende envolver “toda a comunidade estudantil do Concelho” porque a bacia hidrográfica de Guimarães “diz respeito a todos os jovens e a todas as escolas”, sublinhou. Além do Rio Ave, importa abranger todos os rios da bacia hidrográfica, como o Rio Selho e Rio Vizela, e ainda as linhas de água. O Presidente da Câmara de Guimarães realça que “é tempo de passar à acção e agir já”, lembrando os apelos do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e as manifestações conhecidas da jovem Greta Thunberg.

“O problema das alterações climáticas não espera pelo dia de amanhã, temos de começar a trabalhar hoje e com acções concretas. Há situações de não retorno, segundo os cientistas, e colocam em causa o futuro da espécie humana. O elemento da água é essencial à vida e assumimos a nossa responsabilidade local, com a juventude a fazer parte deste trabalho e a exigir que sejam tomadas medidas”, expressou Domingos Bragança. 

Na sessão desta quinta-feira, participaram também a Vereadora da Educação, Adelina Pinto, a Vereadora do Ambiente e Presidente do Laboratório da Paisagem, Sofia Ferreira e a directora do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, Maria do Carmo Pereira.


quinta, 16 janeiro 2020 16:33 em Ambiente

Marcações: O Ave para Todos

Imprimir