VÍDEO: Painéis solares cobrem reservatórios e reforçam sustentabilidade ambiental da Vimágua

 

A Vimágua apresentou esta quarta-feira investimentos realizados em prol da sustentabilidade ambiental, na ordem dos 222 mil euros, com a instalação de 896 painéis fotovoltaicos, em cinco das suas instalações.

O desígnio de apostar em fontes de energia renováveis foi reforçado durante a visita ao sistema que ocupa a cobertura do Reservatório da Pegada, em Azurém, na qual o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva, destacou o alcance estratégico da gradual descarbonização em todos os domínios da sua actividade, em linha com as políticas e metas nacionais, nomeadamente, com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC 2050 e as estratégias ambientais dos municípios de Guimarães e Vizela.

"Temos cinco instalações dotadas de sistemas fotovoltaicos. No Reservatório da Pegada, temos uma potência instalada que permitiria abastecer 25 habitações", indicou o responsável da Vimágua, referindo que os sistemas de aproveitamento de energia solar estão igualmente colocadas nas coberturas do Reservatório das Minas da Penha, na freguesia da Costa, na Estação de Tratamento de Água de Gondomar, no edifício sede da Vimágua, na Estação de Tratamento de Água, em Santa Eufémia de Prazins, representando, no seu total, uma potência instalada de 271 Kwh.

"Com o conjunto de instalações solares, a Vimágua tem uma poupança de energia fóssil muito significativa e uma redução da produção e de emissões de CO2, na ordem das 97 toneladas por ano, e uma economia de 45 mil euros na factura energética anual", precisou Armindo Costa e Silva, garantindo que a aposta na sustentabilidade ambiental abrange todas as áreas de actividade da empresa. "Tencionamos reforçar ainda mais o sistema existente nas instalações da ETA de Prazins e temos projectado instalar num conjunto de hidropressores e em alguns reservatórios que têm consumos significativos de energia um reforço e a colocação de painéis fotovoltaicos", afirmou, revelando que o novo edifício destinado a armazém que brevemente começará a ser construído será dotado de sistemas de aproveitamento de energia solar, "sempre numa lógica de descarbonizar a actividade da Vimágua no sentido de contribuirmos para o objectivo de sustentabilidade".

A estratégia de descarbonização da actividade da Vimágua abrange também a frota automóvel. "No final do mês de Janeiro, 40 por cento da frota será electrificada, abrangendo viaturas ligeiras, de mercadorias, pesadas e máquinas retroescavadoras. Estamos a falar de um valor superior a 300 mil km por ano que passam a ser percorridos em veículos elétricos com uma redução de dezenas de toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas para a atmosfera", sustentou.

"Parabéns à Vimágua, pelo trabalho cuidado e transmissor de confiança no serviço que presta"

Para o Presidente da Câmara, "o exemplo da Vimágua tem de ser seguido por todas as entidades do sector público municipal na aposta na implementação de sistemas para obtenção de energia de origem renovável". "São medidas de protecção ambiental com impacto na economia, com a poupança financeira na factura energética que são capazes de gerar", observou Domingos Bragança, defendendo que "os pequenos passos contam como os grandes na mudança do modelo de desenvolvimento social e económico e na valorização da forte consciência ecológica". "Parabéns à Vimágua, pelo trabalho cuidado e transmissor de confiança no serviço que presta", disse.

O Reservatório da Pegada, localizado junto à EB 1 com a mesma denominação, serve de elo para a distribuição de 55 por cento de volume de água pelos consumidores de Guimarães e Vizela. São instalações que "inspiram confiança na qualidade do serviço público confiado à Vimágua", elogiou o Presidente da Câmara, realçando que "a Vimágua é um exemplo excepcional a nível nacional de como devem ser geridos os recursos hídricos".

Com a aposta em energias renováveis, a Vimágua reduz a emissão de CO 2 em 97 toneladas por ano, sendo que o investimento realizado terá um prazo de amortização média de cinco anos, fixando-se a poupança anual, na factura energética da Vimágua, em cerca de 45 mil euros, libertando recursos financeiros para outros investimentos.

Imprimir Email