Fogos florestais têm afectado Guimarães

Os Bombeiros de Guimarães não têm tido mãos a medir.Desde o passado dia 1 de Junho, dia em que abriu oficialmente a época de fogos florestais que a área de actuação da Corporação Vimaranense tem sido fustigada por um grande número de incêndios. Ao todo, até agora já arderam 45 hectares de mata, tendo-se registado 44 incêndios até ao dia de ontem. Segundo o Comandante dos Bombeiros de Guimarães, os números mostram que a zona de Guimarães tem sido muito afectada pelos fogos. Bento Marques diz mesmo que o pulmão desta região pode estar em risco de desaparecer se não forem tomadas as devidas providências pelas entidades competentes.
Ainda segundo Bento Marques, as altas temperaturas que se têm feito sentir, aliadas a ventos fortes ajudam à propagação dos fogos, tornando difícil o seu combate.
Nas Taipas, felizmente a situação tem sido bastante mais calma.
O Guimarães Digital sabe ainda que este ano, a zona de Guimarães não dispõe de equipas de vigilância motorizada nas florestas. Uma situação que fica a dever-se à alegada falta de verbas para aprovação de candidaturas apresentadas para a implementação das brigadas de vigilância motorizada.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email