Impermeabilização de solos motiva plano de pormenor para a encosta da Penha



A Câmara Municipal de Guimarães vai lançar a concurso brevemente uma obra que tem por objectivo conduzir as águas pluviais vindas da zona de Mesão Frio, a partir do início do parque da Cidade.

Segundo o Presidente da Câmara, o projecto está pronto e tem como finalidade minimizar os efeitos de possíveis inundações, resolvendo um problema numa zona fortemente urbanizada, não apenas com zonas habitacionais mas também com o Complexo do Vitória.
Segundo Domingos Bragança, com a referida obra pretende-se desviar a água pluvial da bacia de retenção das Hortas, encaminhando para a primeira, que "está subaproveitada em cerca de 50%, no Parque da Cidade, fazendo aumentar a capacidade de retenção pois permitirá à segunda e terceira bacias, a jusante, responderem melhor sempre que houver perigo de inundações".

Sublinhando ser uma obra para realizar ainda este ano, o Presidente da Câmara fala de uma intervenção fundamental numa altura em que existe uma grande impermeabilização de solos na encosta da Penha que origina maior caudal de água pluvial.
Manifestando-se preocupado com a situação, Domingos Bragança anuncia que a Câmara vai realizar "com celeridade" um plano de pormenor da encosta da Penha.
"Temos que ter uma situação estabilizada para que esta impermeabilização não progrida, eventualmente de modo casuístico", sublinhou.

"O que está licenciado está, sendo um direito adquirido, mas vou ao ponto de dizer que novos licenciamentos poderão vir a depender, naturalmente tendo em conta o que se pretenda construir e porque já estamos a atingir o limite, os proprietários poderão ter de construir pequenas bacias de retenção de água para acrescentar à capacidade que temos actualmente", afirmou.


Marcações: Costa, plano pormenor, impermeabilização , solos

Imprimir Email