Saúde Pública lança recomendações para resistir ao calor

Face às temperaturas altas que se têm feito sentir desde 7 de Julho, a Unidade De Saúde Pública informa que o nível de alerta/risco passa hoje a vermelho, o que significa que são esperadas consequências graves em termos de saúde e mortalidade.

Assim, seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde: beba água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas; faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia; utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com protecção uva e uvb; mantenha-se em ambientes frescos arejados; evite a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas; utilize protector solar; evite actividades que exijam grandes esforços físicos; hidrate-se frequentemente; tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida; assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado; no período de maior calor, corra as persianas ou portadas. ao entardecer deixe que o ar circule pela casa.

Se é doente crónico, ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas específicas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue 112.

quinta, 16 julho 2020 10:24 em Ambiente

Marcações: onda de calor, Saúde Pública

Imprimir