VÍDEO: No rasto do rio Ave pelas comunidades que banha em Guimarães (2º episódio)

O Parque de Lazer de Ardão pode ser um dos refúgios sossegados deste verão, embora a frente ribeirinha não permita um contacto próximo com o curso de água que ali separa Silvares da vila de Brito.

Por aqui, o rio Ave estende-se pelo vale verdejante, mas as suas margens não permitirem uma aproximação em segurança. A vegetação densa esconde sua a silhueta, limitando a curiosidade de contemplar a lenta corrente existente nestes dias de verão

Na vila de Ponte, num outro parque de lazer, na Ínsua, a requalificação recente da margem esquerda serve de exemplo para o tratamento a dar à frente ribeirinha, num processo que encontra paralelo em outras paragens do concelho.

A centenária ponte das Taipas ganha outra expressão no confronto com o constante movimento automóvel verificado na atual, pela proximidade com o rio, agora mais transparente e cristalino.

Oficialmente, não há praias fluviais reconhecidas e aptas para banhos em Guimarães, mas persiste a memória de outros tempos. em que a praia fluvial da vila das Taipas, constituída o refúgio e a oportunidade de lazer durante o verão para gerações de famílias que ali passavam momentos das suas férias.

O areal conserva-se na margem esquerda do rio Ave, colado ao parque das Termas, espaço muito procurado por estes dias pelo conforto e tranquilidade, capazes de proporcionar agradáveis momentos, aproveitando a frescura da simbiose do rio com o arvoredo.

Actualmente, não há praticamente atividades no meio aquático, constituindo o espelho de água um atractivo, assim como as áreas de lazer existentes nas duas margens, unidas pela ponte pedonal.

Apesar dos banhos não serem recomendados, pode-se sempre usufruir da sombra natural das árvores para descansar.

Rio Acima, vamos continuar a procurar o rasto do rio Ave, pelas comunidades que banha em Guimarães, chegando a lugares onde há quem mergulhe nas suas águas e estenda a toalha para apanhar banhos de sol.

sábado, 01 agosto 2020 11:42 em Ambiente

Marcações: Guimarães, S. João Ponte, Taipas, Silvares, Rio Ave

Imprimir