Ozono ultrapassa limites no Vale do Ave

O ozono está a ultrapassar os limites no Vale do Ave. O ar tornou-se ontem demasiado perigoso na região. As concentrações de ozono troposférico subiram para valores que excederam não só o limiar de informação ao público, como o de alerta. A população está a ser avisada para evitar sair de casa, face aos riscos de ocorrerem problemas respiratórios. As estações de medição da qualidade do ar começaram a registar aumentos importantes em vários concelhos do Vale do Ave. As piores ocorrências registaram-se em Braga, onde o ozono chegou aos 300 microgramas por metro cúbico de ar, quando o limiar de informação ao público se situa nos 180 e o de alerta nos 240.
Apesar de não haver dados relativos a Guimarães, o Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães diz que é necessário te algumas precauções. No entanto, Armindo Costa e Silva diz que não há motivos para preocupação.
Refira-se que a concentração excessiva de ozono junto ao solo pode provocar dificuldades respiratórias e irritações nos olhos, nariz e garganta.
Os grupos mais sensíveis, como as crianças, os idosos e os doentes com problemas respiratórios devem afastar-se das zonas de maior tráfego
rodoviário ou evitar sair de casa durante as horas de maior calor.
Calor que vai continuar, pelo menos até amanhã. Segundo o instituto de meteorologia, as temperaturas poderão chegar aos 38 graus na região.

terça, 27 julho 2004 19:32 em Ambiente

Marcações: Ambiente

Imprimir