Vimágua procede à reabilitação de colectores sem abertura de valas

A Vimágua encontra-se a executar a reabilitação não destrutiva dos colectores localizados na Avenida D. João IV, freguesia de Urgezes e União de freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião. Trata-de de uma intervenção que representa um investimento superior a 73 mil euros.

A referida intervenção não pressupõe a abertura de valas, nem a substituição de canalizações, pelo que os impactes no tráfego, comércio e outras actividades económicas serão substancialmente reduzidos, quando comparados com a utilização dos métodos tradicionais de substituição de redes.
A reabilitação de colectores com recurso à chamada tecnologia Cured-In-Place Pipe (CIPP)
consiste na instalação de uma manga impregnada em resina sintética no colector danificado.

A instalação da referida manga é realizada através da abertura das caixas de visita, pressupondo um comprimento mínimo a reabilitar, a que corresponde um troço
completo, ou seja, caixa a caixa.
O endurecimento necessário das resinas será realizado através de cura por calor.
Em comunicado, a Vimágua refere que os referidos trabalhos têm por objectivo corrigir problemas estruturais, sem grande deformação das secções e diversas outras anomalias como linhas de fissuração em colectores de grés que apresentem fissuras, pequenas fraturas sem afundamento ou colapso da tubagem ou que contenham raízes que dificultem a drenagem da rede.

As obras em causa foram adjudicadas à Agriservir, Ldª e tiveram início esta sexta-feira, prevendo-se a sua conclusão no próximo dia 29.
A intervenção implica o condicionamento do trânsito na Avenida D. João IV, obrigando a que a circulação automóvel se faça de forma alternada, devendo, sempre que possível, ser adoptados percursos alternativos à Avenida D. João IV quer na entrada ou saída da Cidade.
A Vimágua promete realizar a obra "com a maior celeridade de forma a que tenham o menor impacto possível no quotidiano dos moradores e comerciantes".


Marcações: Vimua

Imprimir Email